quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Uberlândia se prepara para receber ícone da Jornada Mundial da Juventude
De 08 a 09 de março de 2013, a Diocese de Uberlândia acolherá a Peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. Será o Bote Fé Uai! Com público estimado de 15 mil pessoas. Essa programação faz parte dos preparativos da Igreja Católica para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro/RJ entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, com o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
“O Bote Fé, assim denominado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está acontecendo nas 276 dioceses do país promovendo um conjunto de atividades que une multidões em volta desta visita da Cruz e do Ícone oriundos de Vaticano para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade”, afirma Maria Emília Duarte, responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Uberlândia.
Em Uberlândia/MG, a recepção à Cruz e ao Ícone será na Arena Multiuso Sabiazinho. O evento, sob a responsabilidade do Setor Juventude, terá uma duração prevista de 24 horas, com início às 20h00 da sexta-feira, 08/03/13, e término às 20h00 do sábado, 09/03/13. Ao longo deste período haverá orações, celebrações e muita música. Consta ainda uma carreta com a Cruz e o Ícone na manhã do sábado, 09, por diversos pontos da cidade: CESEU, Prefeitura, Mosteiro Monte Alverne, Catedral Santa Teresinha e Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com Maria Emília, “a peregrinação da Cruz e do Ícone é uma grande ideia de congregar as pessoas não só no mesmo lugar, mas também no mesmo ideal. Temos por pilares do projeto: Ação Social (em nosso município será realizado no CESEU); Promoção da Cultura (voz e vez às atrações locais
e proporcionar a vinda de atrações nacionais); Propagação de valores para um bem estar melhor da sociedade”.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude teve origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo papa João Paulo II em Roma. No Encontro Internacional da Juventude, em 1984, o papa João Paulo II entregou
aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O objetivo principal do evento é dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (1984). Ao final, o papa João Paulo II deu essa cruz aos jovens. Quem a recebeu foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Na ocasião, João Paulo II disse: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será
um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário