Uberlândia (MG) – A partir das 14h de hoje, Uberlândia torna-se oficialmente a cidade do Blues. É o horário em que começam as oficinas do "Uma Semana de Blues”, um evento musical que reúne workshops e um grande show de encerramento com artistas de renome do gênero musical no dia 16 de agosto, às 21h, no Center Convention com a presença da diva do Blues de Chicago- EUA, Deitra Farr.
Mais do que reunir os amantes do gênero musical, o evento visa formar o público. “A proposta deste projeto é fazer com que esse estilo musical atinja as mais diferenciadas classes do nosso município. Contudo o objetivo maior é demonstrar através da música toda a energia e riqueza cultural que o blues nos deixou haja vista que a sociedade passa por um momento de grande carência cultural, sobretudo no que se diz respeito a esse estilo”, conta o idealizador do projeto, o músico e produtor musical, Beto Rosa.
O Blues em Uberlândia
Pode até não parecer, mas o Blues tem um público fiel em Uberlândia. Para se ter uma ideia, apenas na primeira semana de divulgação do evento as inscrições para as oficinas foram esgotadas. Mérito de profissionais que foram na contramão do modismo.
Marco Langoni, 37, é baixista há 25 e faz parte da banda BR Blues Band. Para ele o Blues sempre esteve presente em sua vida, mas em 2001, quando foi convidado para participar de um festival de Blues em Brasília com um bluesman JJ Jackson, sentiu que a paixão pelo gênero era pra valer. “O Blues é o canto dos sentimentos, originado dos cânticos dos escravos nas plantações de algodão. Pessoas simples que expressavam seu sofrimento e suas estórias através da música, entoada com acordes igualmente simples (geralmente três no máximo). Acho que nos tempos atuais com tanta informação, com tanta pressa, as pessoas estão se esquecendo de algumas coisas básicas. E eu tenho no Blues uma referência ao básico, ao simples, ao essencial que muitos deixam de lado”, define.
A BR Blues Band tocará no show de encerramento do evento. Para Longoni a iniciativa é vital para o estilo. “O evento resgata esta memória importante para a música e disponibiliza para a comunidade algo de alto padrão. Além disso, divulga o trabalho de vários colegas e proporciona a troca de experiências entre nós e os músicos internacionais”, comemora.
Maurício Wincler Perdomo, 40, é outro apaixonado pelo Blues. Músico profissional há mais de 20 anos, descobriu o Blues ao estudar a fundo as raízes da música. “O estilo me cativou tanto que nunca mais quis abandoná-lo, mesmo tendo estudado também o Jazz (subproduto do blues) e a Bossa Nova (subproduto do Jazz)”, conta.
Morando em Uberlândia desde criança, Winckker se dedicou a uma verdadeira jornada em busca do Blues. Aos 25 anos foi para São Paulo e depois para os Estados Unidos. “Fiz estas viagens com o propósito de aprender mais sobre o Blues. Ao todo foram 10 anos fora daqui”, relembra.
Na contramão dos ritmos da moda, o músico defende que o Blues sempre existiu em todos os lugares onde há uma influencia da música africana. “Nunca vi muita diferença entre as figuras rítmicas e melódicas existentes no Reggae, Blues, Salsa e Samba. Considero o Blues pertencente à categoria de word music. Sendo assim, acho que o Blues é daqui também”, define.
Segundo os músicos o público do Blues é bastante eclético. “Basicamente se compõe de pessoas que têm a cabeça aberta para curtir outras coisas que não as ditadas pela cultura de massa”, explica.
Quem quiser ouvir blues hoje em Uberlândia conta várias opções: London Pub, Vinil, os bares do Mercado Municipal, Bistrô Carioca, Escondidinho, Bonsai, Paiol de Idéias, Republic, entre outros tantos.
Programação intensa marca evento
Hoje (14) e amanhã (15), das 14h às 17h, serão realizados oficinas e workshops ministrados por professores de São Paulo (o gaitista Big Chico) e de Uberlândia (o músico Maurício Wincler Perdono).
No dia 16, às 21h, haverá o show de encerramento, no Center Convention com apresentação de músicos renomados de Uberlândia e três grandes participações do cenário blues nacional e internacional: o renomado gaitista Big Chico, de São Paulo–SP; Décio Caetano de Curitiba-PR e a cantora norte-americana Deitra Farr de Chicago – EUA, considerada a diva do blues.
Os ingressos que custam R$10,00 podem ser adquiridos em horário comercial na Livraria Pró-Século (R. Quintino Bocaiúva, 457), na Sonic Instrumentos Musicais (Av. João Pessoa, 257) e à partir das 18h também no Bar Saidera (R. Princesa Isabel, 816)
A expectativa é de que este ano o evento atraia 1200 pessoas.
Sobre o evento
O “Uma Semana de Blues” é fruto do projeto ‘Quartas musicais”, também viabilizado pelo Projeto Municipal de Incentivo a Cultura (PMIC), com o objetivo de instigar e divulgar os músicos locais. Em 2004 o pequeno encontro semanal virou um concerto sob o nome “Uma noite de Blues” e uniu músicos de Uberlândia e Campinas-SP. O evento ainda foi realizado em 2005 e 2006, cada vez trazendo músicos de grande expressão do Brasil.
Devido a grande repercussão, em 2007 o evento passou de apenas uma noite para “Uma Semana de Blues”. Isso só foi possível devido ao PMIC que permitiu que o projeto atingisse um maior numero de pessoas criando uma expectativa de evolução contínua dessa proposta.
Hoje o evento além de levar enriquecimento cultural e social ao município, dá continuidade a uma pequena história que está sendo construindo junto a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário