A apresentação aberta ao público na cidade será dia 26 de agosto
O grupo ribeirão-pretano Fora do sériO apresenta nova turnê com o “Rei do Mundo”, espetáculo teatral voltado ao público de todas as idades. O projeto, contemplado com o Prêmio Procultura de Produção Artística/Funarte, envolve a circulação do espetáculo em 12 cidades: Ituverava, Miguelópolis, Ribeirão Preto, São Carlos, São Simão, Sertãozinho, Salto e São Paulo, além de Uberlândia e Araxá, em Minas Gerais, e Ponta Grossa e Londrina, no Paraná.
“O espetáculo repensa, de uma forma acessível às crianças, o que hoje em dia é praticamente lei. Tudo está à venda, basta uma boa oferta. A sedução capitalista passa pelas chantagens emocional e psicológica, além do conforto que o dinheiro pode proporcionar”, aponta a atriz e diretora do espetáculo, Miriam Fontana.
Em cada cidade visitada, serão realizadas duas apresentações: uma em palco convencional e outra em espaço alternativo, totalizando 24 espetáculos, com ingressos gratuitos em todas as sessões. Ao mostrar o trabalho em duas circunstâncias diferentes nas cidades visitadas, a equipe pretende apresentar a peça com a mesma qualidade de encenação, enriquecida pela troca com o público que cada espaço deve proporcionar.
“Por mais trabalhosa que seja a apresentação fora do palco, existe um grande prazer de ir ao encontro do público e poder interferir no espaço cotidiano, transformando a visão do dia a dia num olhar artístico”, conclui Miriam.
O espetáculo tem indicação livre. As apresentações em Uberlândia serão em 26 de agosto, no Teatro Rondon Pacheco, com entrada gratuita aberta ao público e no dia 27 de agosto restrito para alunos em uma escola pública.
Sobre o Rei do Mundo
Espetáculo “Rei do Mundo”
Dia 26 de agosto, às 18h
Teatro Rondon Pacheco – Informações: (34) 3235-9182
Ingressos gratuitos – Retirada com até 1h de antecedência na bilheteria
“Rei do Mundo” é o primeiro livro da escritora Lucília Junqueira. O texto foi adaptado pelo grupo utilizando elementos circenses e musicais para contar a emocionante história de Raimundo, uma criança, filho de colono de fazenda, que tem uma paixão tão grande pelos animais a ponto de querer estudar e tornar-se “médico de bicho”. Um dia, voltando da escola, ele tem um encontro que modifica sua vida: um circo. É deste circo que Raimundo ganha Trapézio, um cavalinho tão frágil, mas que com seus cuidados sobrevive. Raimundo não imaginou o preço que pagaria por este presente. Hoje, um tempo em que o dinheiro é fator tão determinante em todas as decisões, questionar se qualquer bem pode ser colocado à venda é uma discussão muito pertinente.
O GRUPO
O Fora do sériO foi fundado em 1988 e está sediado em Ribeirão Preto desde 1991. Ficou conhecido por trabalhar sob a influência da Commedia Dell’Arte – linguagem que no Renascimento Italiano promoveu uma revolução no modo de representar, utilizando máscaras, acrobacias, dança, música, malabarismo e forte interação com o espectador –, e introduziu, pela primeira vez na história do teatro, a mulher em cena. O grupo mescla linguagens e cria experiências em espaços variados: palco, teatro de arena, rua e lugares alternativos, buscando a expressão e a comunicação contemporânea.
Em seu currículo estão as montagens "Arlecchino" (1988), "Aqui não, Pantaleão!" (1989), "A Chave e a Fechadura" (1988 a 1994) "Mistério Bufo" (1992), "A Commedia Dell’Arte" (1992), "O Asno" (1994, 1999 e 2008), "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" (1995), "Trapalhadas de Arlequim" (1999), "Helênica" (1999), "História de um Barquinho" (1999 e 2002), "O Casamento do Capitão Cagapau" (2001), "Onde Não Houver Um Inimigo Urge Criar Um" (2002), "Auto da Barca do Inferno" (2002), "A Ilha do Dr. Moreau" (2004), "A Coisa Privada" (2007), “Rei do Mundo” (2010), “Dom Casmurro” (2011), a realização do I e II Encontro Brasileiro de Teatro de Grupo, a edição da revista "Máscara" (1991/1993), a produção do documentário "Viagem ao Mundo da Máscara" (1997), exposições das máscaras confeccionadas em seu laboratório (2000/2001), diversos cursos ministrados em várias cidades do Estado de São Paulo, além da participação em seminários e festivais nacionais e internacionais.
Para saber mais sobre o Fora do SériO e conhecer melhor o seu trabalho, acesse o site do grupo: www.foradoserio.net.
SERVIÇO
Classificação livre (indicado para maiores de 6 anos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário