TÓQUIO - A jornalista japonesa Mika Yamamoto, de 45 anos, que trabalhava para a agência de notícias "Japan Press", morreu, nesta segunda-feira, 20, na cidade de Aleppo, no norte da Síria, durante a cobertura dos confrontos entre grupos de rebeldes e as forças leais ao regime de Bashar Assad, informou um porta-voz do Ministério de Exteriores do Japão.
Mika Yamamoto era uma jornalista especializada em conflitos armados e, durante os mais de 15 anos, esteve no Afeganistão, Iraque e Uganda, tendo uma trajetória que foi reconhecida com vários prêmios, lembrou a agência "Kyodo". Nascida na província de Yamanashi (centro do Japão) em 1967, Yamamoto se graduou na Universidade de Tsuru e se uniu à agência independente de notícias "Japan Press" em 1995 após dirigir uma emissora de televisão a cabo.
Pelo menos 25 profissionais dos meios de comunicação morreram na Síria desde o início de 2012, segundo os dados publicados em agosto pela organização Press Emblem Campaign, enquanto no último mês outros oito jornalistas estrangeiros ficaram feridos em Aleppo
Nenhum comentário:
Postar um comentário