quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Carmina Burana será apresentada no Teatro Municipal

A tradicional e, ao mesmo tempo, moderna cantata Carmina Burana será apresentada nesta quarta-feira (11), às 21h, no Teatro Municipal, como parte da programação do Natal Luz de Uberlândia (Ao contrário da informação contida na programação oficial, a apresentação será apenas dia 11). A entrada é franca. A obra do alemão Carl Orff aborda mudanças impostas à vida humana, jogos, amores, alegrias e dissabores e será cantada por 90 integrantes dos corais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Vozes de Patos de Minas, do Conservatório de Música de Patos de Minas. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e Diretoria de Cultura (Dicult), ambas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com apoio da Prefeitura de Uberlândia.

Carmina Burana foi composta por Carl Orff no ano de 1937 e chegou ao século XXI como clássica e pop ao mesmo tempo. A obra transita com tranquilidade desde as apresentações com pompas de ópera aos videos nos quais o cantor Michael Jackson a utilizou. Trata-se de uma cantata cênica, uma declamação cantada de 22 poemas com cenários e vestuário alusivos aos temas. Muitos a consideram uma quase ópera, com estrutura musical de ópera, mas sem movientações dos cantores, sem história única e sem enredo.

A obra se estrutura em poemas escritos em latim e alemão medievais e foi possível de ser criada após a descoberta de um rolo de pergaminho no Convento Beneditino de Benediktbeuren, ao sudoeste da Alemanha, em 1837, mas provavelmente escritos entre os séculos XII e XIII. Apresentada pela primeira vez na Ópera de Frankfurt, na Alemanha, em 1937, os Carmina Burana de Carl Orff criticaram também as autoridades seculares e eclesiásticas, a hipocrisia e o poder econômico, por isso não agradaram aos líderes políticos da época. São melodias simples, de apelo popular, criadas com a intenção de aproximar o teatro musical do grande público.

Já o título da obra provém do substantivo em latim carmen, que significa canções escritas em versos e poemas. Literalmente, Carmina Burana significa Canções de Beuren, uma vez que Beuren (bávaros) é pelo fato dos textos terem sido descobertos em um mosteiro beneditino na região alemã da Bavária.

O Fortuna

Um dos trechos mais conhecidos de Carmina Burana é “O Fortuna”. O poema remete à Roda da Fortuna, símbolo da Antiguidade, que gira constantemente alternando entre a boa e a má sorte. É uma parábola da vida humana que retrata constantes mudanças.

Confira a programação completa do Natal Luz de Uberlândia no endereço eletrônicowww.natalluzdeuberlandia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário